Buenas, para inicio de conversa, pra quem chegou agora, e pra quem caiu aqui de para-quedas (será que tem hifen?), este Blog - Relatos da Academia Bahamut é um Sistema de Final Fantasy RPG, baseado no Sistema Zodiac e no sistema Returners, e em mais um monte de sistemas, ideias, livros, filmes, mangas e afins.
O que terá nesse Blog? Bem, vamos a esta.
1) Regras para você jogar um jogo de Final Fantasy RPG na sua mesa, ou Online.
2) Idéias para a campanha da Academia Bahamut
3) Contos e histórias da Academia Bahamut
4) Rants e Balelas.
Vamos ao primeiro Rant!
-->Regra de Ouro<-- "Se você não gosta de uma regra, mude-a".
Eu acho muito legal "quebrar paradigmas", "mudar ideias", "adaptar o mundo à sua visão":
-Bah, não gosto da regra de Diplomacia do D20 3.5!- Ouvi em um fórum no Orkut
O problema não está na Regra de Ouro. Esta nos idiotas que tem a regra de ouro nas mãos. O que eu vejo por aí é uma deturpação da liberdade que as pessoas tem, para ferrar com o jogo alheiro. Seguindo o exemplo acima:
1- Eu acho as regras de diplomacia com falhas, devido a não levar em conta isso, ou aquilo. Mudei a regra então para X. (Legal, avise os players no próximo jogo, teste, e tudo legal)
2- Eu acho que tem muita regra, Diplomacia deve ser feita só pelo roleplay. (méeeeh. Aí que mora o perigo).
Regras foram feitas para serem usadas/modificadas/quebradas volta e meia. Mas NUNCA ignoradas. No exemplo acima (o 2º) o jogador que é meio "bronco" NUNCA vai representar um bardo. E o pior. Vai ter playerzinhos (sim, zinhos mesmo) que vao enrolar todos os npcs do jogo, sem rolar 1d20, e pior, sem colocar UM pontinho em diplomacia. Eles colocam os pontos em Spellcraft, ou Ouvir, afinal, esses precisam de rolada. uiuiuiuiui
Pior ainda é quando o GM ignora as regras devido às "boquinhas celestiais" do jogo. Namorada, Affair, Quase-futuro-lance-que-se-eu-ajudar-ela-talvez-ela-de-pra-mim, ou "amigos especiais". Então temos jogos de Players com Lv 2, sendo um deles Guerreiro 1/Semideus1. Wtf?
Roleplay é parte do jogo. Rolar dados é parte do jogo. Se voce prefere uma parte, à outra, use um sistema que auxilie isso. Não use D20 para jogar um jogo de Terror. Não use Gurps para um jogo onde os herois tem o "fator Conan" de Pontos de Vida. E o mais importante: Converse com seu GM sobre o jogo (ou com seus players), mudanças, pq fez isso, pq fez aquilo. Se não der certo, é que nem um negócio. Uma hora tu faz, outra não. Vai procurar um grupo que atenda tuas necessidades.
Grande abraço
Chikago
UAHSUHASUSAH Adorei o "Boquinhas celestiais" Isso me lembra um jogo passado! sauhushahusa xD
ResponderExcluir