quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Regras 101. O Sistema de rolagem

Bem, iniciando a sequencia de posts sobre REGRAS do RPG da Academia Bahamut, vamos a elas:

P) Que tipos de dados eu preciso?
R) os basicos de rpg. d4,d6,d8,d10,d12. D10 são os mais importantes pois o sistema funciona rolando d100 (ou 2d10, um dezena, outro unidade. Se tirar 0 e 0 vc tirou 100. 0 e 1 tirou 01). Os outros dados podem ser substituidos por dados comuns de 6 lados. (1d4 = 1d6-2. 1d8 = 1d6+2. 1d10 = 2d6-2 , e 1d12 = 2d6. Claro que alguns valores se perdem, MAS é uma solução legal. D6 são legais.

P)Como funcionam os testes?
R)Para 99% dos testes usa-se o dado de 100 lados (ou 2d10). Rola-se o d100, soma-se o seu bonus, e, se vencer a dificuldade (que é um numero que vai de 25 até 200), passa no teste.
Exemplo: Montega, o alquimista tem +55 em Alquimia. Para fazer uma Poção ele deve vencer a dificuldade de 120. Montega precisa tirar 65 ou mais no d100 (65+55 = 120) para ter sucesso.

P)Existem "sucesso critico" e "falha critica"?
R) Hai! Sucesso critico é atingido com uma rolagem de 90+ OU o Atributo Secundário "Critico" do personagem (apenas em combates). Sucesso critico significa que o golpe foi perfeito, fazendo dano maximo+50%. Em um teste de perícia, significa que o personagem fez perfeitamente, ou teve uma sorte absurda. Falha critica funciona ao contrario, o personagem errou feio o ataque, ficando tonto (em combates), falhando miseravelmente ou tendo um azar dos diabos na situação. No exemplo do nosso amigo Montega, um sucesso critico significa que ele conseguiu fazer uma poção melhorada, e uma falha critica significaria que ele explodiu o laboratório!

P)Qual a ideia do sistema?
R)Simples:

Final Fantasy (Mundo Fantastico com Magia, Monstros, Tecnologia, Aeons, Dragoons e afins) + Rpg "de mesa" (com Roleplay, como D&D ou Gurps) + Tatico (Final Fantasy Tactics, ou D&D 4E) + Escola! (Como Harry Potter...Péssimo exemplo....)

Depois continuamos. Abraços

Chikago

Nenhum comentário:

Postar um comentário