sábado, 17 de abril de 2010

Avanços, Level Up

Ola pessoas!
Mais um update do front, mais coisas escritas, avaliadas, consideradas, mudadas, desconsideradas, inutilizadas, e por fim, aprovadas.

Hoje falaremos de LEVEL UP.
"Subir um nivel" é um termo comum entre jogadores de RPG de mesa ou de videogame. É utilizado para dizer que um personagem evoluiu, melhorou (que em jogos de videogame normalmente significa que você matou muita gente...). Assim, em CFFRPG não poderia ser diferente. No fim de cada cena, se um personagem acumular Experiencia (EXP ou XP) suficientes para passar de nivel, ele evolui.


No conceito básico do sistema, a evolução era por nivel. A cada nivel, tinha um flowchart (um roteiro) de todos os passos de evolução do personagem. Tinha mais de 16 itens de controle. "Faça isso, eleve numero tal para x, se for nivel par isso, se for impar faça aquilo, se for ano bissexto..." E eu percebi que estava muito complicado. Então trabalhando as ideias resolvi mexer no sistema para deixar mais simples o Level UP.

1o passo: Ganhe 6 PV e 1 PM (ou 6HP e 1MP, é a mesma coisa).

 2o passo: Ganhe e distribua 3 pontos de atributos, respeitando o limite de Nivel/4+10 pontos acima do seu nivel. No máximo 2 pontos no mesmo atributo no nivel.  Se estiver em nivel 10,20,30,40,50,60,70,80,90,99, ganhe +1 em todos os atributos e +1 de velocidade.

Exemplo:
Joutaro, o garoto samurai, passou para o 4o nivel. 4/4+10 = 11. Assim, nenhum aributo dele deve passar de 15 (nivel 4+limite 11). Joutaro tem FOR 12. Ele pode gastar no máximo 2 pontos em FOR e elevar para 14.  Se ele estivesse em nivel 64, o limite seria 64+26 = 90.


3o passo: Se o nivel for divisivel por 3 (3,6,9,12,15,18,21...) ganhe um ponto de técnica, se não for, ganhe um avanço.
Pontos de técnica: Cada personagem ganha um ponto de técnica a cada 3 niveis. Estes pontos compram ou melhoras as técnicas já existentes do personagem. Inicialmente o personagem começa com 2 pontos de técnica nivel 1. No nivel 3 ele ganha um ponto de técnica de nivel 0 (ou 1/2 de nivel 1), seguindo a listagem abaixo:
3,6,9,12 = Nivel 0
15,18,21 = Nivel 1
24,27,30,33 = Nivel 2
36,39,42 = Nivel 3
45,48,51,54 = Nivel 4
57,60,63 = Nível 5
66 = Nivel 6
69,72,75,78,81,84,87,90,93,96,99 = Nivel 3

Avanços:
Avanços são melhorias escolhidas pelo jogador. São "bonificações" ou "Talentos" que melhoram as estatisticas do personagem,e o jogador escolhe o que ele quer melhorar. Imaginem uma arvore de talentos tipo do Wow, ou os Feats do D&D. Imaginou? Legal, não tem nada a ver com avanços. :)

Cada vez que o personagem ganha um avanço, o jogador escolhe na lista de avanços disponiveis o que ele vai pegar. Cada avanço tem seus requisitos, que devem ser cumpridos.

Alguns avanços:
 
* Especialização em Combate:
Ataca corpo a corpo com arma.
Upgrade:          1 – PA + 3                        2 – PA + 3                        3 – PA + 3

* Especialização em Combate Mágico:
Ataca mais forte com magia.
Upgrade:          1 – PAM + 3                        2 – PAM + 3                        3 – PAM + 3

* Endurecimento do Corpo:
Aumenta a Resistência a Dano
Upgrade:          1 – RD+2                        2 – RD+2                        3 – RD+2

* Endurecimento da Mente:
Aumenta a Resistência Mágica
Upgrade:          1 – RM+2                        2 – RM+2                        3 – RM+2

* Treinamento:
Aumenta HP máximo
Upgrade:          1 –  +20 HP                        2 –  +20 HP                        3 –  +20 HP

* Unificação da Mente:
Aumenta MP máximo
Upgrade:          1 –  +3 MP                        2 –  +3 MP                        3 – +3 MP

* Treinamento em corrida:
Aumenta o Movimento
Upgrade:          1 – MOV + 1                        2 – MOV + 1                        3 – MOV + 1

 *Corrida com obstáculos:
Aumenta o Salto
Upgrade:          1 – Salto + 1                        2 – Salto + 1                        3 – Salto + 1

*Trabalho em Equipe:
Ganha técnica junto com outro(s) colega(s)
Upgrade:          1- Duas técnicas duplas, ou uma tripla
                        2- Duas técnicas duplas, ou uma tripla
                        3- Duas técnicas duplas, ou uma tripla

*Perícias 1:
Upgrade:          1- +1 Ponto de perícia                        2- +1 Ponto de perícia             3- +1 Ponto de perícia

*Talentos 1:
Upgrade:          1- Ganha 1 Talento                        2- Ganha 1 Talento                        3- Ganha 1 Talento

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