segunda-feira, 26 de abril de 2010

Regras Academicas, Alunos de primeira viagem


Pois é pessoas. Estamos aqui para um novo UP UP date. Falaremos agora sobre A Academia Bahamut. Porem, falaremos de como as regras conversadas ate agora mudam quando estamos falando da Academia.
CFFRPG é um sistema para jogos estilo Final Fantasy, Chrono Trigger, Squarelike, vamos assim dizer. A Academia Bahamut é um jogo de muito mais RP que combate. Os alunos brigam, batem, chutam, e rola combate, mas não e o foco do Jogo. Então, como proceder?




Minhas Ideias:

Um aluno inicia em Nivel 1 e sai em nivel 99 da Academia? Dificilmente. No máximo dos máximos sairia em nivel 30. Mas aí, chegamos a uma reclamação constante dos players. cada SEMESTRE de jogo vale no máixmo 3 niveis? (3x10 = 30,  pessoas, não errem a multiplicação) Ora. Isso não é NADA. Pois é. Não é muita coisa não. Então, o que fazer? Podemos "Mascarar" os niveis.

Como assim?

Pela regra de level up citado antes, cada nivel dá 3 coisas. +6HP +1MP, +3 Atributos, e +1 Avanço ou Técnica (a cada 3 niveis). Portanto cada semestre te daria +18HP, +3MP, +9 Atributos, +2 Avanços e 1 Técnica.

Baseando a ideia do Chrono Cross (Ok, ok, ninguem gosta de Chrono Cross), que utiliza "Estrelas" ao inves de niveis, sendo que cada parte do jogo vencida aumenta a estrela, nao importando as milhoes de randombattles vencidas, limitamos cada semestre com as estatisticas de cada 3 niveis. Ou seja, no primeiro semestre, o atributo máximo de um aluno é 13 (3/4+10)+3. NO segundo semestre, o limite é 17 (6/4+10)+6. E assim por diante. Da mesma forma, quando o personagem terminar o semestre ele terá recebido todos os beneficios de 3 niveis, então com isso, limitamos o personagem pelo semestre, e não por nivel.

Mas como proceder com XP? ou, como dar esses pontos?

Eu tenho algumas idéias aqui:

1-Acho interessante a ideia do "aprendizado" pela utilização, que o FF2 utiliza.Temos um "Pool" de pontos e poderes para dar ao personagem. E temos um tempo específico para ele aprende-los (o semestre). Assim, o mestre mantem uma planilha do que o personagem tem para ganhar no semestre, e vai dando ao personagem na medida que ele vai "treinando" ou "usando" as habilidades. Isso é interessante quando é trabalhado por ambas as partes, o jogador dizendo que vai erguer peso durante 2 semanas PARA ganhar STR, e o GM dá a STR, e o GM vendo o que o personagem faz, para dar os pontos para ele. Bem caracterizado, logico e sensato. Nada de estudar na biblioteca e ganhar mais Agilidade.

2- O Gm dá a cada semana, ou mes, uma parte da bonificação, e o player gasta como quer, OU seguindo a ideia do 1, ganha algo que mostre o que ele fez. Como cada semestre tem 6 meses, sendo 2 de férias (as aulas duram 4 meses) podemos estipular que nas férias de 2 meses o personagem aprende como se fosse 1 mes de aula, assim dividimos os bonus por 5 meses
HP 18, MP 3, ATR 9,Avanços 2,Tecnicas 1

Cada mês é escolhido UM item da lista. Ate fechar os 5 itens:

- +6 ATR
- +6HP, +1MP, +3 ATR
- +1 Avanço, +6HP, +1 MP
- +1 Avanço, +6HP, +1MP
- +1 Técnica

Ou por semana: (5x4 = 20 semanas, sendo que nas ferias cada 2 semanas conta como 1)
- +1 Avanço
- +1 Avanço
- +1 Técnica
- +2 ATR
- +2 ATR
- +2 ATR
- +2 ATR
- +1 ATR
- +3 HP
- +3 HP
- +3 HP
- +3 HP
- +3 HP
- +3 HP
- +0,5 MP
- +0,5 MP
- +0,5 MP
- +0,5 MP
- +0,5 MP
- +0,5 MP



3 -Qualquer misturança que fique legal entre os 2 métodos.

4 comentários:

  1. Curti este sistema, mas já estou perdendo a vontade de postar aqui pq só eu falo....

    ResponderExcluir
  2. pois é...acho que meus amigos imaginários vão começar a postar

    ResponderExcluir
  3. Como o Pdf esta quase pronto, assim que tiver as regras básicas + alguns monstros prontos + Uma aventura pronta + Adaptação pra FF7, chove de gente

    ResponderExcluir
  4. Chiscago, mas o level máximo vai ser 99?
    eu gosto mais de uma evoluçao em PG do q em PA.
    nos primeiros semestres ele avança mais rapido, e nos últimos ele ganha menos, no entanto o q ele vai aprender nos últimos semestres é mais "gordo".
    Aprender o básico e ser um random adventurer é facinho (=primeiros semestres), agora ser "muito bom em alguma coisa, ou especialista" é o q vai diferenciar os alunos da academia dos zé manés q chegaram no level 30 sem ir na academia ;)
    Nos últimos semestres cada aluno faz as disciplinas de acordo com a "classe" q está seguindo e aprende técnicas mais avançadas. Estou abstraindo as regras do sistema desta linha de pensamento. Mas a idéia q eu vejo é esta.
    Não sei se me fiz entender, mas qualquer dúvida tento explicar de outra forma, q ta frioooo aqui e agora hehehe

    ResponderExcluir