segunda-feira, 5 de julho de 2010

FAQ! Duvidas sobre o sistema? O autor esqueceu ou deixou furos? Pergunte aqui!

Buenas senhoras e senhores. Após o lançamento "oficial" do CFFRPG, recebi algumas perguntas, percebi alguns erros e furos deixados que deixaram alguns jogadores a ver navios. Então estou aqui colocando um FAQ das dúvidas que serão adicionadas ao PDF.
Qualquer nova duvida, por favor, perguntar:

1 - Como são os testes para o combate? como é o dano básico? Como funciona o AC e ACM em testes de status?
R: Em combate, o "acertar" um alvo é um teste de 1d100+AC (ou ACM para técnicas baseadas em magia) que deve passar da DEF (ou EVA para técnicas baseadas em magia). A DEF e EVA iniciam com valores baixos, justamente porque nos jogos de FF é normal acertar o inimigo, exceto se ele for um inimigo muito ágil. O dano é calculado com [X]dados físicos (ou [X]dados mágicos) baseados no nível do equipamento e do valor do atributo em questão (Força para fisicos e Magia para Magicos) multiplicados por 10, MAIS o PA (ou PAM). Esse é o dano base. Retira-se então a RD (ou RM) e esse é o dano final. Exemplo:
Saito tem Força 42 e usa como arma uma "Garra de Mithril" que é uma arma d10/d6 (d10 fisico e d6 mágico) de nivel 4 (2d basicos) com +80 de PA, +40 de PAM. Seu AC é +12. Quando ele ataca com um ataque básico (uma "garrada"), uma "Geleia Verde" com 45 de DEF, 30 de RD e 400 Pontos de Vida, a sequencia é a seguinte:
1 - Saito rola 1d100+12 contra 45 de Defesa da Geléia. (o D100 dá 46. 46+12 = 58 que é maior que 45. Ele acerta)
2 - Saito então rola seu dano. ele rola 2d10 (1 dado pela arma de nivel 4 - cada 3 niveis da arma dá +1 dado, e +1 pela força maior que 30 - A cada 30 de força dá +1 dado). Seus dados dão 4 e 10! O total é 14. 14 multiplicado por 10 é 140, somados a seu PA (que é Força multiplicado por 2, mais o bonus da arma) de 164, ele faz 304 de dano básico! A Geléia tem RD (resistencia a dano) de 30, portanto ela recebe 274 de dano, deixando ela com 126 pontos de vida!

Se Saito tivesse atacado com sua técnica de "Barragem!" que é um ataque especial 2, ele rolaria 3d10 (porque o ataque especial 2 dá +1dado) e somaria +82 no PA (porque o ataque especial 2 dá +50% noPA), fazendo mais ou menos 436 de dano!

2 - Qual a diferença entre Força e Magia na hora de usar técnicas?
R: Força e Magia são 2 atributos parecidos. É aconselhavel um personagem ser bom em apenas um deles. Tanto um quanto outro fazem praticamente a mesma coisa. Dano. O que diferencia eles nas técnicas e comandos é que Força é bom quando o personagem utiliza seu ataque base mais do que as técnicas, pois ataque base não custa Pontos de Magia. Já um personagem com Magia alta terá mais técnicas, mas elas custam pontos de magia.
Claro, se um personagem quiser curar, ele deve aplicar em Magia, pois a cura é baseada em Magia.

3 - Qual a diferença entre Invocar AEon e Invocar Pet?
R:Quando se invoca um AEon, a criatura toma lugar do personagem no campo de batalha. O AEon é um "monstro que substitui o personagem nos combates". Já Invocar Pet invoca uma criatura que auxilia no combate do personagem. Ele não é tão poderoso quanto o AEon, mas ele deixa o Personagem livre para fazer outras coisas.
Se fosse um jogo de Pokemon, um AEon seria um pokemon, pois o treinador não luta junto na batalha dos pokemons.

4 - Chikago, em um playtest os personagens de nível baixo tinham 0 dados de ataque. Não estou vendo isso no livro. (ShiDo)
R: Realmente, erro meu. O que acontece: As armas dão +1 dado de dano a cada 3 niveis. (0,0,1,1,1,2,2,2,3,3,3,4). Força ou Magia dá +1 dado a cada 30 de Atributo (30-1,60-2,90-3,120-4). Um personagem com força menor que 30 e uma arma de nivel 1 ou 2 tem 0 dados de ataque. Quando um personagem tem 0 dados de ataque ele na realidade usa um dado menor, utilizando a seguinte escala:
d10 = d6
d8 = d4
d6 = d3
Assim, um personagem com força 10 e utilizando uma arma de nivel 1 d8 atacaria fazendo 1d6*10+30, e não 1d10*10+30. Vou colocar isso no livro. erro meu. Ou se não quiserem mexer nos dados, pode em vez de multiplicar por 10 o dano do dado, multiplicar por 5. É praticamente a mesma coisa.

5 - Outra coisa. Como funcionam as técnicas duplicadas? Se eu comprar uma técnica nível 1, eu posso evoluir ela pagando apenas a diferença para subir de nível? (ShiDo)
R: Uma técnica duplicada, como aparece no cap 5, custa apenas 1/2 do AP, porém ela deve ter uma diferença (Uma opção ou um efeito diferente) da técnica original. Quando a técnica original é "evoluida", as duplicatas podem evoluir pela 1/2 do preço também. Quanto a segunda dúvida, sim, você evolui uma técnica apenas pagando a diferença de AP para o próximo nível.


Postem aqui suas dúvidas, e não esqueçam de ler o livro básico:

Chikagos Final Fantasy RPG v0.9.pdf
planilha.pdf
Cardsdas técnicas.rar
 
Abraços!

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