terça-feira, 30 de novembro de 2010

Add-ON: Sistema de Gambits

Olá pessoas. Mais um mês, mais uma nova atualização. Confesso que as atualizações estão mais demoradas, mas isto é em decorrência da demora em conseguir colocar coisas novas.(Duh) Mas desta vez, vamos colocar algo legal para os jogadores de plantão. Um sistema de Gambits, quase igual ao FF12.



Gambits é um sistema usado no jogo Final Fantasy 12, que não existe mais combate por turnos, para controlar todo o grupo do personagem. Ele utiliza gatilhos e chaves para acionar ações que os personagens vão fazer quando o gatilho for acionado. Em miúdos, é um sistema de Inteligencia Artifical para combates.



"Eiiii, peraí!" - Você pode dizer. "Mas o que tem a ver um sistema de Gambits em um rpg de mesa?". Realmente, um sistema de Gambits per se, não tem quase nada a ver com um jogo comum de RPG de mesa, mas ele serve para resolver uma questão muito importante:

- "E se o jogador NÃO está na mesa no momento?"

Normalmente o mestre decide o que o cara faz, ou ignora o bastardo matão de jogo e ele não ganha xp, ou não faz nada, ou sei lá o que. Em jogos estilo PBEM (play by email) é muito util pois nem sempre os jogadores conseguem ficar Turno apos turno de combate atualizando suas ações, seja por motivo de doença, problemas, etc. (isso acontece no jogo que eu mestro de Final Fantasy, que mal eu posto a ação dos npcs do turno, saltam 2 no MSN "Atualiza aí, eu já mandei minha ação")...

De uma forma ou de outra, um Sisteminha simples de Gambits definem o que o personagem vai fazer "normalmente" ou seja em combates aleatórios, e coisas menos importantes. Não é bom ser utilizado em batalhas especiais, como contra bosses e etc, pq é fácil um errinho cagar tudo. Eu vou utilizar quando passar mais de 1 dia util e por exemplo um player não atualizou sua ação no PBEM. Eu vou olhar os gambits dele e dizer: "Bem, segundo o Gambit do fulano, ele faria isso." Fica mais fácil e simples mestrar combates online no atraso ou na falta de um player. E o mlehor, foi ele mesmo que criou isso.

Bem, já dei a explicação do que é Gambit, já fiz a justificativa, agora vamos ao sistema:

1 -Número de Gambits: O ideal é que um jogador tenha no máximo 3-5 Gambits. Mais que isso já fica complicado para o Mestre. Os gambits são acionados em ordem crescente, ou seja, o mais importante é o 1, e o ultimo é o 5. o 5º Gambit sempre deve ser

2 - Formato dos Gambits: Um gambit é formado por 2 partes, um "SE" seguido de um "ENTÃO" (...if...then para os programadores de plantão). Um exemplo simples seria: "SE o inimigo está vivo,ENTÃO Ataque Básico nele". O "SE" é formado por uma condição, e o "ENTÃO" é a ação que será realizada.

Condições:

1 - Alvos:
- Aliado mais ferido: O que está com menor HP (valor, não %)
- Inimigo mais próximo: O inimigo mais perto
- Inimigo mais longe: O inimigo mais distante
- Inimigo mais ferido: O que está com menor HP
- Inimigo menos ferido: O que perdeu menos HP
- Aliado com  HP < X% = Se o HP do alvo é menor que uma percentagem. Números mais comuns são 100%, 30%, 50%
- Aliado com MP < X = Se o MP do alvo é menor que uma percentagem, ou valor fixo.
- Aliado com Status = Se o alvo está sob o efeito de um status (pode ser positivo ou negativo) ou grupo de status.
- Inimigo com Status = como aliado com status
- Lider dos Inimigos = o inimigo que parece ser mais poderoso
- Alvo do Inimigo mais próximo = o aliado que é alvo do inimigo mais próximo
- Alvo do inimigo mais ferido = o aliado que é alvo do inimigo mais ferido
- Alvo do lider dos inimigos = o aliado que é alvo do que parece ser o lider dos inimigos
- Alvo do inimigo mais distante = o aliado que é alvo do inimigo mais distante
- Alvo de um aliado específico = o alvo é um inimigo que é alvo de um aliado
- Inimigo Fraco a um elemento = um inimigo que é fraco a um elemento específico.
- Si mesmo: HP < %X%
- Si mesmo: Status


2 - Ações:
Qualquer ação que o personagem possa fazer. Ataque básico, técnicas, Comandos, Itens, fugir, mover-se.


Para fins de deixar o sistema mais simples, nenhuma condição é acionada se o personagem não pode alcançar o alvo, salvo o Gambit 5. Assim, uma condição "Inimigo mais fraco: Atacar" mas o personagem não consegue alcançar o alvo com um movimento, ele não vai ignorar os inimigos mais próximos, e vai pular essa condição, até chegar à uma condição que ele possa satisfazer com um movimento, ou até a numero 5, que ele vai ao encontro do inimigo mais proximo, mesmo que ele não possa atacá-lo. E se o personagem não tiver MP para usar a técnica, ele vai pular a condição.

Assim, Joutaro, o Guerreiro pode ter os seguintes Gambits

1- Si mesmo HP=<30%: Usar Poção
2-Inimigo Status: Armadura Quebrada : Técnica Quebrar Armadura (Se um inimigo não tem status quebrar armadura,, ele usa a técnica)
3- Inimigo menos ferido: Golpe Poderoso (Comando)
4- Si Mesmo: Boost Poder: Técnica Boost Poder
5- Inimigo mais próximo: Ataque Básico


Quando Joutaro estiver em um combate usando os Gambits, primeiramente ele vai ver se ele está ferido (com HP=<30%) e se tiver, vai usar uma poção em si mesmo.
Caso não, ele vai ver se algum inimigo ao alcance dele NÃO está sob o efeito de quebrar armadura. Se tiver algum, ele vai quebrar a armadura dele (Se Joutaro Não tiver MP, essa condição vai ser pulada).
Caso não, ele vai ver se o inimigo menos ferido está ao alcance. Se estiver, ele vai usar o Comando Golpe Poderoso nele.
Caso não, ele vai ver se ele está sob o efeito so Status Boost Poder. Se não estiver, vai usar a técnica Boost poder. (Se Joutaro Não tiver MP, essa condição vai ser pulada).
E, por fim, se nenhuma das condições acima forem ativadas (Joutaro tem HP>30%, Todos inimigos ao alcance estão sob status Quebrar Armadura, O inimigo menos ferido não esta proximo, Ele já está com Boost Poder ativado (ou nao tem MP para usar nenhuma técnica dos Gambits), ele vai ir até o inimigo mais próximo e atacá-lo.


Akane teria outros Gambits:

1 - Si mesmo: MP<10% => Item: Tintura
2- Si mesmo: HP<30%=> Item: Poção
3- Inimigo Fraco a Elemento (fogo, gelo ou raio) => Técnica: Fogo, Gelo ou Raio.
4-Inimigo mais próximo: Raio 1
5- Inimigo mais proximo: Ataque Básico

Akane primeiro vai ver se ela esta com pouco MP. Se sim, ela vai usar uma tintura.
Caso não, ela vai ver seu HP. Se estiver ferida, ela vai usar uma poção
Caso não, ela vai ver se há algum inimigo fraco a um dos 3 elementos básicos, se tiver, ela vai atacar com a técnica desse elemento.
Caso não, ela vai usar Raio 1 no inimigo mais próximo
Caso não tenha MP, ela vai atacar corpo a corpo.

Finalizando, um sisteminha simples de usar, para quando um player resolva não aparecer. Usem com moderação, e qualquer dúvida ou sugestão, estamo aqui!!

Abraços

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