quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Compêndio de Regras: FF X parte 1

Buenas gurizada, estamos aqui em mais um post, desta vez abrindo o leque das adaptações (se podemos chamar adaptação para um sistema que foi feito para isso) iniciando pelo jogo que abriu o caminho da Square no PS2 - Final Fantasy X.



Aqui não vou tratar da estória do jogo. Aqui o assunto é fazer com que o nosso sistema de RPG possa jogar bem quando o mestre decidir jogar algo nos moldes de FFX, ou seja Regras, Regras, Regras. Como o assunto é grande, será dividido em 2 ou 3 posts.

1 - Estatísticas e Equipamento

Personagens em FFX não dependem das suas armas e proteções da mesma forma que nos outros jogos (exceto ff8). Aqui, todas as armas na mão de um personagem fazem o mesmo efeito, o que difere cada peça de equipamento são os encantamentos deles. Quanto mais slots de encantamento e raridade dos encantamentos, mais poderosa e cara é o equipamento. Deste forma, vamos separar as estatísticas dos equipamentos e uni-las aos atributos do personagem.

Assim, PA (poder de ataque) fica como Poder (ou Força, estou decidindo como chamar esse atributo) x4
(antes era poder x2 e somava-se o PA da arma.). PAM por sua vez equivale a Magia x4.

Todas as armas serão d8/d8. Dados Fisicos e Mágicos dependem do valor do atributo Poder e Magia.
15 (1), 30 (2), 45 (3), 60 (4), 75 (5), 90 (6), 105 (7), 120 (8)

RD e RM são, respectivamente Vitalidade x2 e Espirito x2.

HP era 29+ (vitalidade * 12) + (nível *6). Agora ela fica: 29+ (Vitalidade*16) + (Nivel * 8)

MP era 4+(espiritox2)+nivel. Agora fica: 4+(espiritox2,5)+nivel

Defesa fica com 25 +3 a cada 5 de Agilidade e evasão a mesma coisa, mas com Espirito.


Quando o personagem é criado, o jogador escolhe uma vantagem para sua arma, dentre as abaixo:

- Pontaria: + nivel/8 no AC (Tidus)
- Pontaria Mágica: +nivel/8 no ACM (Lulu)
- Perfurante: Ignora 50% RD do alvo (Auron)
- Longo Alcance: Acerta voadores (Wakka)
- Matador de [critatura]: Faz o dobro de dano contra um tipo de criatura (escolhido pelo jogador) (Rikku-Machinas)
- Defensora: +nivel/15 na DEF e EVA (Yuna)


Da mesma forma, escolhe uma vantagem para sua proteção:


- Deflectiva: + nivel/8 no DEF(Tidus e Wakka)

- Reflectiva: +nivel/8 no EVA(Lulu)

- Durona: Ganha +nivel/3 em RD (Auron)
- Resistente: Ganha +nivel/3 em RM (Yuna)

- Leve: +nivel/15 no AC e ACM (Rikku)


Relíquias: Não existe reliquias em FFX (existem no X-2, mas isso será tratado em outra ocasião), portanto ao invés de ser equipada, a relíquia é uma habilidade de encantamento que pode ser colocada em uma arma com slots vagos. Assim, quando o personagem usa uma "Ribbon", na realidade ele encanta um slot da proteção com a habilidade "ribbon" que, como a relíquia, dá Imunidade à status ruins.


Equipamento:

Um equipamento tem sua validade pela quantidade de slots que ele tem, e pelos encantamentos nele. Existem equipamentos de 1, 2, 3 e 4 Slots, sendo 1 o mais comum e 4 equipamentos lendários.

As armas são divididas em Faixas, de acordo com os slots, encantamentos e nivel dos personagens:

- Nivel 1-7         1 Slot Ocupado B, ou Nenhum Slot (arma inicial)
- Nivel 8-14       1 Slot vago
- Nivel 15-21     1 Slot Ocupado A
- Nivel 22-28     1 Slot Ocupado A+, ou 2 Slots Ocupados B
- Nivel 29-35    2 Slots, 1 ocupado B, outro vago
- Nivel 36-42    2 Slots, 2 Vagos
- Nivel 43-49    2 Slots, 1 Ocupado A, outro vago
- Nivel 50-56    2 Slots, 2 Ocupados A, ou 3 Slots ocupados B
- Nivel 57-63    2 Slots, 2 Ocupados A+ ou 3 Slots, 2 vagos, e um ocupado B
- Nivel 64-70    3 Slots, vagos
- Nivel 71-77    3 Slots, 2 ocupados A, um vago.
- Nivel 78+       4 Slots, Ocupados A+


Ocupado B - Encantamento de Tier 1-2
Ocupado A - Encantamento de Tier 3-4
Ocupado A+ - Encantamento de Tier 5



Assim, personagens de nivel 1-7 acham normalmente equipamentoscom 1 slot ocupado com encantamentos de tier 1, ou nem nenhum slot.

Chegamos ao fim deste post, que falou de equipamentos e das estatisticas dos personagens. no proximo vamos falar do SPhere Grid.

Abraços.

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