— Bem, segunda de manhã temos a matéria de Combate Básico com o Professor careca.
Não, Kusanagi. Estamos falando de uma adaptação de sistemas para Final Fantasy 7. Matérias.
Antes de qualquer coisa, preciso avisar uma coisa: Esta adaptação NÃO foi testada. Talvez os personagens ganhem mais ou menos APs do que deveriam. Talvez não. Mestres e Jogadores que usarem esse sistema, favor colocar aqui suas expectativas e o que acharam.
Para adaptarmos o sistema atual da Academia Bahamut para FF7, precisamos alterar algumas coisas:
1- Os personagens ganham 3x o AP normal. Porém, não podem comprar nenhum talento, nem técnica. Todos os APs ganhos são distribuídos igualmente nas matérias que o personagem possui na sua arma e proteção. Assim, se um personagem ganha 3 AP e tem 3 matérias, ele põe 1 de AP em cada uma. Excessos que não podem ser distribuídos são escolhidos pelo jogador aonde que vão ser colocados.
2- As armas e armaduras não possuem slots de
encantamento. Elas possuem Slots de matérias, que é de acordo com o nível da
arma e proteção, conforme a lista abaixo:
![]() |
Tá cheio de Slots, né Cloud? |
Nivel da arma e Slots
1 O=O
2 O=O
O
3 O
O O O
4 O=O
O O
5 O=O
O=O
6 O
O O O O O
7 O=O
O=O O O
8 O=O
O=O O=O
9 O
O O O O O O O
10 O=O
O=O O=O O
11 O=O
O=O O=O O O
12 O=O
O=O O=O O=O
Mais Características para colocar nas Armas
-
Crescimento
Acelerado (+1 multiplicador do Crescimento)
-
Mais
Slots (+1 Slot ou +1 Pareamento)
Matérias: - Cor e Tonalidade
Verde: Magia Matérias verdes são utilizadas para
lançar magias brancas, negras e cinzas.
-
Verde
escuro: Magia de Ataque
-
Verde
claro: Magia de Defesa
Vermelha: Summon Matérias vermelhas invocam Aeons
para a batalha.
-
Vermelho
escuro: Aeons que atacam e vão embora
-
Vermelho
claro: Aeons que permeiam no campo de batalha - Ajudantes
Amarela: Comando Matérias
amarelas dão ao usuario um comando
-
Bronze:
Comandos de ataque
-
Ouro:
Comandos de Item
Roxa: Independe – Matéria roxa dá um ou mais
suportes ao usuário
-
Roxo
Escuro: Bonus em Estatísticas
-
Roxo
Claro: Miscelaneos
Azul: Suporte – Materia que deve ser pareada com
outras para dar melhorias.
-
Azul
Escuro: Relacionado a Elemental e Status
-
Azul
Claro: Relacionado a ataques e MP
![]() |
Tão distribuindo matérias? Dá-me dos! |
As magias são exatamente como as técnicas do jogo normal. A Matéria de Fogo nivel 1 fará um Ataque Mágico 1, elemento fogo. Matérias amarelas são comandos, Roxas são Suportes, e Azuis se conectam com as outras para fazer efeitos diferentes. Lembrando que estas matérias abaixo são as do jogo FF7, e eu tentei adaptar o melhor que pude. Com certeza pode ser revisada, até porque não contém muitos suportes e reações do sistema normal. Mas servem como modelo e para "tapar furos" de quem tá louco para jogar um FF7.
Matérias Verdes
Gelo, Fogo, Raio (+1 MAG, -1 STR)
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
MP
|
* 1
|
Ataque
Mágico
|
0
|
3
|
* 2
|
Ataque
Magico 2
|
2
|
6
|
* 3
|
Ataque
Mágico 4
|
8
|
12
|
MASTER
|
Nada
|
16
|
-
|
Restauração: Cura, Regen (+1 ESP, -1 STR)
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
MP
|
Cura
1
|
Cura
1
|
0
|
3
|
Curaga
|
Cura
2
|
2
|
6
|
Curaja
|
Cura
4
|
8
|
12
|
MASTER
|
Nada
|
16
|
-
|
Veneno: Veneno, Peçonha (+1 MAG, -1 VIT)
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
MP
|
Veneno
|
Status Bio 1
|
0
|
3
|
Dreno
|
Status Bio 3
|
4
|
12
|
Peçonha
|
Status Bio 5
|
16
|
26
|
MASTER
|
Nada
|
32
|
-
|
Terra
(+1 MAG, -1 ESP)
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
Nada
|
0
|
||
Quake
|
Dano Terra+Area
|
4
|
|
MASTER
|
+Area
|
8
|
Esuna
(+1 ESP, -1 FOR)
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
MP
|
Antidoto
|
Esuna 1 (veneno)
|
0
|
3
|
Restore
|
Esuna 2 (nivel 1)
|
2
|
6
|
Remedy
|
Esuna 4 (Nivel 2)
|
8
|
19
|
MASTER
|
Esuna 6 (todas)
|
32
|
37
|
Reviver
(+1 ESP, -1 FOR)
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
MP
|
Revive 1
|
Reviver 3
|
0
|
12
|
Revive 2
|
Reviver 4
|
8
|
19
|
Arise
|
Re-Raise 5
|
16
|
26
|
MASTER
|
Revive 6
|
32
|
-
|
Selo
– Silencio, Sono (+1 MAG, -1AGI)
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
MP
|
Cegueira
|
Status Selo 1
|
0
|
3
|
Silencio
|
Status Selo 3
|
4
|
12
|
Maldição
|
Status Selo 5
|
16
|
26
|
MASTER
|
Nada
|
32
|
-
|
Transformar
– Mini, Toad (+1 MAG, -1 AGI)
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
MP
|
Derreter
|
Status Transf 1
|
0
|
3
|
Mini
|
Status Transf 3
|
4
|
12
|
Sapo
|
Status Transf 5
|
16
|
26
|
MASTER
|
Nada
|
32
|
-
|
Mistificação
– Confusão, Berzerk (+1 MAG, -1 AGI)
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
MP
|
Sono
|
Status Mist1
|
0
|
3
|
Confuso
|
Status Mist3
|
4
|
12
|
Enfeitiçad
|
Status Mist 5
|
16
|
26
|
MASTER
|
Revive 6
|
32
|
-
|
Tempo
– Haste, Slow, Stop (+1 MAG, -1 SPR)
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Lerdeza
|
Tempo 1
|
0
|
3
|
Acelerar
|
Renovação 3
|
4
|
4
|
Lentidão
|
Tempo 2
|
8
|
5
|
Paralisar
|
Tempo 3
|
16
|
MASTER
|
HasteGa
|
Renovação 3+Tem
|
32
|
Gravidade
– Demi, Quarter (+1 MAG, -1 FOR)
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Demi
|
33% HP
|
0
|
MASTER
|
Quarter
|
50% HP
|
16
|
Destruct
– (+1 MAG, -1 ESP)
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
MP
|
Sentença
|
Status Morte 1
|
0
|
3
|
Zumbi
|
Status Morte 2
|
4
|
12
|
Morte
|
Status Morte 3
|
16
|
26
|
MASTER
|
Nada
|
32
|
-
|
Barreira
– Barreira, Barreira mag, reflect (+1 ESP, -1 AGI)
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
MP
|
Escudo
|
Status Barreira 1
|
0
|
3
|
Protect
|
2
|
4
|
12
|
Shell
|
2
|
16
|
26
|
MASTER
|
3 Reflect
|
32
|
-
|
Exit
– Escape, Reset (+1 ESP, -1 VIT)
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Escape
|
Magia comum
|
0
|
MASTER
|
Reset
|
Reseta batalha
|
8
|
Cometa
– Cometa 1, cometa 2 (+1 MAG, -1 ESP)
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Cometa
|
Ataque não el 1
|
0
|
MASTER
|
Meteor
|
Ataque mag 6
|
32
|
Full
cure - Nada, Cure All (+1 ESP, -1 FOR)
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Nada
|
0
|
|
MASTER
|
Full Cure
|
8
|
Ultima
– Nada, Ultima (+1 MAG, -1 FOR)
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Nada
|
0
|
|
MASTER
|
Ultima
|
Ataque Magico 6
|
8
|
Matéria
Amarela (Todas):
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Comando 1
|
0
|
|
2
|
Comando 2(30)
|
2
|
|
MASTER
|
Comando 3(50)
|
4
|
Roubar
– Mug – Nada (+1 AGI, -1 MAG)
sense
– Nada – Nada (+1 AGI, -1 Vit)
enemy
skill – Magia Azul 5-10-20 (+1 ESP, -1 VIT)
arremessar
– arremessar gil (+1 AGI, -1 FOR)
manipular
– Clone (+1 MAG, -1 AGI)
deathblow
– nada (+1 FOR, -1 MAG)
morph (+1 VIT, -1 AGI)
double
cut, quadra cut (+1 FOR, -1 ESP)
slash
all (+1 FOR, -1 ESP)
Mimic (+1 AGI, -1 MAG)
W-Summon
(+1 VIT, -1 MAG)
W-magic (+1 MAG, -1 VIT)
W-Item
(+1 AGI, -1 ESP)
Assault
Twsiter – ataca em volta (+1 FOR, -1 MAG)
Jump
(+1 FOR, -1 MAG)
Matéria
Independente
Cover
- % chance
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Cover
|
30% Chance
|
0
|
2
|
60% Chance
|
2
|
|
MASTER
|
100% Chance
|
4
|
Chocobo
Lure
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Cover
|
30% Chance
|
0
|
2
|
60% Chance
|
2
|
|
MASTER
|
100% Chance
|
4
|
Long
Range
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
R:2
|
0
|
|
2
|
R:3
|
2
|
|
MASTER
|
R:4
|
4
|
Counter
- % chance
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
20,00%
|
0
|
|
2
|
40,00%
|
2
|
|
3
|
60,00%
|
4
|
|
4
|
80,00%
|
8
|
|
MASTER
|
100,00%
|
16
|
Enemy
Lure - %Chance
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Cover
|
30% Chance
|
0
|
2
|
60% Chance
|
2
|
|
MASTER
|
100% Chance
|
4
|
Speed
Up
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
+1 Velocidade
|
0
|
|
2
|
+4 Velocidade
|
2
|
|
3
|
+6 Velocidade
|
4
|
|
4
|
+8 Velocidade
|
8
|
|
MASTER
|
+10 Velocidade
|
16
|
Mp
Up
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
+10% MP
|
0
|
|
2
|
+20% MP
|
400
|
|
3
|
+30%MP
|
1800
|
|
4
|
+40%MP
|
4200
|
|
MASTER
|
+50%MP
|
7600
|
Hp
Up
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
+10% HP
|
0
|
|
2
|
+20% HP
|
2
|
|
3
|
+30%HP
|
4
|
|
4
|
+40%HP
|
8
|
|
MASTER
|
+50%HP
|
16
|
Luck
Up
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
1 reroll
|
0
|
|
2
|
2 reroll
|
2
|
|
MASTER
|
3 reroll
|
4
|
Magic
Up
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
+10% PAM
|
0
|
|
2
|
+20% PAM
|
2
|
|
3
|
+30%PAM
|
4
|
|
4
|
+40%PAM
|
8
|
|
MASTER
|
+50%PAM
|
16
|
Attk
Up
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
+10% PA
|
0
|
|
2
|
+20% PA
|
2
|
|
3
|
+30%PA
|
4
|
|
4
|
+40%PA
|
8
|
|
MASTER
|
+50%PA
|
16
|
Gil
Up
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
+10%Gil
|
0
|
|
2
|
+20%Gil
|
2
|
|
MASTER
|
+30%Gil
|
4
|
Pre-Emptive
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
30% Chance
|
0
|
|
2
|
60% Chance
|
2
|
|
MASTER
|
100% Chance
|
4
|
Exp
Plus
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
+5%XP
|
0
|
|
2
|
+10%XP
|
2
|
|
MASTER
|
+15%XP
|
4
|
Enemy
Away
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
30% Chance
|
0
|
|
2
|
60% Chance
|
2
|
|
MASTER
|
100% Chance
|
4
|
HP<>MP
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Nada
|
0
|
|
MASTER
|
1MP = 6HP
|
2
|
Underwater
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
1 hora
|
0
|
|
MASTER
|
4 horas
|
2
|
Dash
- +Velocidade
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
+1 Movimento
|
0
|
|
2
|
+2 Movimento
|
2
|
|
MASTER
|
+3 Movimento
|
4
|
Suporte
Adicionar
Corte – 1 nivel
Adicionar
Efeito - 1 nivel
Steal
as well – 1 nivel
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Ad. ½ ataque ou
|
0
|
|
MASTER
|
Efeito ou roubo
|
4
|
All
– 4 niveis
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
1x combate
|
0
|
|
2
|
2x combate
|
2
|
|
3
|
3x combate
|
4
|
|
MASTER
|
4x combate
|
8
|
Counter
– linkado a comando %chance
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
20,00%
|
0
|
|
2
|
40,00%
|
2
|
|
3
|
60,00%
|
4
|
|
4
|
80,00%
|
8
|
|
MASTER
|
100,00%
|
16
|
Elemental
– Resistencia, Imunidade, Absorção
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
Resistencia
|
0
|
|
2
|
Imunidade
|
4
|
|
MASTER
|
Absorção
|
16
|
Final
Attack – nivel = #vezes
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
X1 combate
|
0
|
|
2
|
X2 combate
|
2
|
|
MASTER
|
X3 combate
|
4
|
HP
absorb: 10% HP
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
10,00%
|
0
|
|
2
|
15,00%
|
2
|
|
MASTER
|
20,00%
|
4
|
Counter
Magico – linkado a magia % chance
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
20,00%
|
0
|
|
2
|
40,00%
|
2
|
|
3
|
60,00%
|
4
|
|
4
|
80,00%
|
8
|
|
MASTER
|
100,00%
|
16
|
MP
absorb – 1% dano total absorvido como mp
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
1,00%
|
0
|
|
2
|
2,00%
|
2
|
|
MASTER
|
3,00%
|
4
|
MP
turbo -
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
+3MP
|
10,00%
|
0
|
2
|
20,00%
|
2
|
|
3
|
30,00%
|
4
|
|
4
|
40,00%
|
8
|
|
MASTER
|
50,00%
|
16
|
Quadra
Magic -
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
X1 combate
|
0
|
|
2
|
X2 combate
|
2
|
|
MASTER
|
X3 combate
|
4
|
Sneak
Attack – Uso no inicio da batalha % chance
Nivel
|
Magia
|
Descrição
|
ABP
|
1
|
20,00%
|
0
| |
2
|
35,00%
|
2
| |
3
|
50,00%
|
4
| |
4
|
60,00%
|
8
| |
MASTER
|
80,00%
|
16
|
NIVEL PREÇO
MATERIA PARA COMPRAR EM LOJAS
1 100
2 500
3 1200
4 4000
5 -
Master -
Até logo, e um abraço!
eita q essa resposta foi rapida chikago^^
ResponderExcluirvo testar a adapitaçao com o wingfireboy e vamos ver certinho como vai ficar
vlw mesmo a ajuda man agora ta bem mais facil
mandei 1 oi pra vc no msn^^
bom man vlw novamente e otimo post como sempre
abraços