sexta-feira, 25 de março de 2011

Artigo: O estilo 'light' de um Final Fantasy

Bobo quem diz que Final Fantasy tem temas adultos. Final Fantasy é uma franquia leve e descontraida, que, mesmo possuindo algumas cenas mais profundas e tensas, não perde o foco nos quesitos descontraído e divertido. Afinal, isso é o que  procuramos em um jogo, certo?

Nem sempre.


(http://shiroineko-sama.deviantart.com/)

Mais light que FF só Kingdom Hearts, da mesma empresa, onde personagens da Disney andam com personagens da Square, em uma história muito leve, descontraída e divertida. As cenas "tensas" são  tão fortes quanto um desenho das antigas da disney.

Mais pesado que FF, encontramos os cenários padrões de D&D, como Dragonlance e Forgotten Realms.

Mais pesado que Forgotten, temos os "Grim & Gritty", como Warhammer e Dragon Age.

Depois disso temos F.A.T.A.L., mas eu não vou falar sobre ele...esse negócio de rolar até a circunferência anal é foda...literalmente.


Mas, que clima de jogo eu quero na minha mesa?, ou:
Como trazer o clima que eu quero na minha mesa?

Em primeiro lugar, o GM e os jogadores devem definir os limites no seu jogo. Até quão baixo ou alto eles podem chegar na interpretação. O ideal é quando o GM for iniciar a campanha, ou sessão de jogo, ele defina com os jogadores, para que isso não aconteça APÓS o ocorrido, como na maioria das vezes. Uma conversa franca "de GM para Players" resolve muitas situações. Muitos podem até reclamar que isso fica "metagame" pois quebra "o roleplaying", mas eu particularmente acho muito estúpido não haver "conversas GM - Players" ANTES e DEPOIS da sessão, justamente para poder manter o roleplay DENTRO da sessão de jogo, e não ficar com interrupções e discussões metagame durante ele.

Warhammer: Matar monstros é o menor dos problemas.

Lembro de uma sessão de jogo "One-Shot", que eu fiz de Gurps Supers lá em 1990 e lá vai tijolo. A idéia é que fosse um Supers estilo o desenho do "The Tick". Vantagens "inteligentes" custavam o dobro, assim como atributo IQ. Eu esperava algo para dar risada, bem leve. Quando chegou um jogador e disse: "Meu personagem tem superforça e o poder de se teleportar. Mas ele só se teleporta para as costas das pessoas. E ele é bem dotado. E ele se chama -Comecu-". Aí literalmente fodeu meu jogo. Enquanto tinha personagens falando bobagens como "Colher!" tinhamos o estuprador de PCs e NPCs. Posso dizer que rimos muito naquela sessão. Mas o objetivo que *eu* queria não foi alcançado, pois logo todo o grupo era um bando de super idiotas estupradores de NPCs. Foi ruim? Não muito, rimos bastante no jogo. Tentaria de novo? Não, nunca mais.


- Ok, mas, e daí Chikago? Eu quero algo sombrio, mas que tenha momentos de alegria de diversão,#comofaz?

Bem, definindo os limites, esta na hora de invocar os poderes sombrios do mestre de torcer a realidade. Está na hora de...colocar um óculos no jogo.

- wtf? como assim?

Lembra daquela frase que alguns falam "colocar um óculos cor-de-rosa nas coisas", ou algo assim? Significa que a pessoa vê as coisas de um modo mais alegre e otimista, mesmo que o mundo não seja assim. O GM tem o poder de colocar um óculos na frente dos jogadores e mostrar o que realmente ele quer mostrar. Se temos uma cena de um mercado medieval, foque a descrição da cena nas frutas podres atiradas no canto e sendo comidas por mendigos sujos e doentes, foque no único dente da boca daquela vendedora que mastiga fumo e cospe no chão sujo. Foque no sorriso do capanga enquanto ele bate naquela mulher indefesa. Mostre aos seus jogadores as coisas dentro daquela cena que instigam como é o seu mundo, como é a realidade deles. Isso vale para o lado "bonitinho" também, foque nas crianças brincando, nas frutas e nos sorrisos de alegria das pessoas que estavam esperando a caravana chegar para ver seus familiares. Descreva abraços e beijos. Mostre aos seus jogadores, como é que os personagens deles vêem o mundo.
E então? qual a realidade do seu jogo?
Como última dica, não faça isso sozinho. Dê espaço para seus jogadores interpretarem seus personagens desse modo. Bonifique boas representações que invoquem o clima que vocês querem fazer. Faça-os agir de acordo com o mundo mostrado.

E, por fim, lembra do que eu disse no início sobre Final Fantasy? Bote um óculos diferente, e as coisas vão mudar. Talvez uma campanha de "terror" FF6 nunca se compare com o terror de Dead Space, mas máquinas que fazem meio-espers através da energia vital dos espers, se bem mostradas, vão tirar o sono de muitos jogadores.

Um abraço, e vamos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário