Imagem tirada não sei de onde. Se essa imagem pertencer à você, me avise que colocarei os créditos |
MUERTTE: Mapa de Utilização Especial e Recreativa de Técnicas e Táticas
Na academia, é uma masmorra onde os alunos treinam suas habilidades, tentando vencer os desafios cada vez mais difíceis que são colocados perante eles. Cada aventura dentro da MUERTTE é única, e muitos alunos fazem fila. A MUERTTE possui muitos prêmios para os vencedores, mas apenas para quem sai consciente de lá de dentro. Após cada sala vencida, os alunos podem recuar para a proteção do portão de entrada, carregando o que conseguiram obter ate lá, ou seguir adiante, buscando quem sabe o prêmio especial que cada Dungeon criada possui. Eles escolhem seus destinos, e vivem por estas escolhas.
Durante as sessões de jogo, um treinamento na MUERTTE pode ser rolado do modo mais simples. Uma dungeon normal, com monstros e etc, ou, para aqueles que adoram Mini-games dentro de jogo, um jogo de cartas!
Para jogar uma sessão de cartas na MUERTTE, precisamos inicialmente de 2 baralhos comuns para os jogadores e 2 baralhos para o Mestre.
Objetivo do jogo: Passar "salas" até chegar no final da Dungeon e ganhar o prêmio.
Quantidade de jogadores: Quantos forem na Muertte, mas o ideal é 3-6
Preparação do jogo:
1 - Separe o baralho dos Jogadores por Naipe. Cada naipe representa uma capacidade que os personagens possuem. Capacidade Combativa é o naipe de espadas. Capacidade Mágica é ouros. Astucia é bastos (paus) e Social é copas (coração). Tire os coringas de todos os baralhos e deixe separado.
2 - Cada personagem recebe de cada naipe X cartas, sendo X igual a METADE de sua característica arredondada para baixo (veja caracteristicas no outro post). Bravura = Espadas, FÉ = Ouros, Educação = Bastos e Charme = Copas. Depois disso, o jogador pode pegar X cartas de quaisquer naipes, sendo X metade de dua diligência. Estas cartas são a "Mão" do personagem.
Exemplo:
Joutaro vai pegar suas cartas. Ele tem Bravura 8, Fé 1, Educação 1, Charme 0 e Diligência 4. Ele pega 4 cartas de espadas, 0 das outras (por ter 1 ou 0 nessas características). Depois ele pode pegar 2 cartas de quaisquer naipes (metade de sua diligência 4), e ele escolhe pegar 1 carta de Ouros e uma de Paus.
Mão do Joutaro: 5,7,J,K de espadas, 7 de ouros e 8 de Paus.
3 - O Mestre embaralha os seus 2 baralhos. Esse é o Deck da Muertte.
4 - Os alunos escolhem qual o nivel da Muertte que vão participar. Quanto maior o nivel, mais difícil é a Muertte, mas os prêmios são maiores. Os niveis variam de 1 a 10. Cada nível aumenta a dificuldade da sala conforme será mostrado adiante. Normalmente alunos novos correm o nivel 1 ate ganhar várias vezes, para daí trocar de nivel. Em outros casos, o mestre pode dizer que o nivel máximo é igual ao semestre atual dos alunos +1.
5 - O Mestre saca 7 cartas e as mantém viradas para baixo. Essas são as 7 salas iniciais. Logo após, ele saca mais 4 cartas, adiciona a elas um coringa e as embaralha viradas para baixo. Depois disso, ele coloca-as EMBAXO do monte de 7 cartas sacadas antes. O coringa representa o BOSS, e a ultima sala daquela Dungeon, que pode ter de 8 a 12 salas. Quando o Mestre puxar o coringa, significa que eles chegaram na sala final. Assim, nunca se sabe se aquela corrida terá 8, 9, 10, 11 ou 12 salas.
Ok, chegamos agora ao gameplay básico.
Como funciona cada 'sala' , ou rodada do jogo:
Primeiramente, o Mestre puxa a primeira carta do deck das salas (essa com 12 cartas) e vira-a de cabeça para cima. Esta será a dificuldade básica da sala, representando um obstáculo, que deve ser vencido pelos personagens.
Cartas de Espada são monstros ou criaturas fisicas, que devem ser vencidas por combate.
Cartas de ouro são monstros mágicos ou barreiras mágicas que devem ser sobrepujadas por magia.
Cartas de Bastos são puzzles ou obstáculos que necessitam inteligencia, e
Cartas de copas são obstáculos sociais, que devem ser vencidos com a lábia e diplomacia dos personagens.
Para vencer uma sala, os personagens devem ganhar do numero que a carta da sala tem, baixando uma ou mais cartas que superem o numero da carta baixada. Eles podem se juntar, somando cartas, e pode ser usado quaisquer naipes, mas cada passo de diferença dos naipes reduz o numero da carta pela metade. Os personagens PRECISAM vencer a carta, senão e considerado perdida a corrida.
-Se a carta baixada for do mesmo naipe que a sala, o valor da carta fica igual
-Se a carta baixada for da mesma cor que o naipe da sala, mas não for o mesmo naipe, o valor da carta vale metade (arredondado para baixo)
- Se a carta baixada for de outra cor que o naipe, vale metade da metade (arredondado para baixo) (1/4).
Assim, um personagem combativo consegue vencer uma puzzle, por exemplo, através de força bruta, mas não é tão eficaz quanto usar a astucia.
Exemplo: Joutaro resolve ir na Muertte sozinho (Solo). O mestre, depois de rir da cara dele pela atitude estúpida, saca a primeira carta de sala e põe na mesa. É um 6 de espadas. Joutaro ri e baixa seu 7 de espadas. Como o 7 é do mesmo naipe, e é maior que 6, ele ganha, guardando o 6 de espadas (seu espólio), mas perdendo o 7 (coloca de volta ao baralho dos players. O mestre puxa uma segunda carta de sala. Agora é um 8 de ouros. Joutado fica pensativo, pois somente seu 7 de ouros não ganha da sala. Ele baixa o 7 de ouros junto com o 8 de bastos. o 7 de ouros é do mesmo naipe, portanto vale 7. O 8 de bastos, além de não ser do mesmo naipe, é de outra cor, portanto vale apenas 1/4. 1/4 de 8 é 2, que, somados a 7 fica 9, exatamente um ponto acima da carta. Joutaro venceu mais essa sala. Ele guarda o 8 de ouros (mais um espolio).
Vocês podem jogar com baralho normal, mas também podem criar seu proprio baralho! |
Os personagens, depois de vencida a sala, escolhem: Fugir ou Continuar. Se fugirem, eles levam consigos as cartas de espólio para trocar por itens e dinheiro. Se continuarem, o Mestre saca a próxima sala. Os personagens NÃO PODEM fugir durante uma disputa com uma sala. Se perderem ali, perdem todos os espólios e saem da Muertte de mãos vazias.
O ÁS:
O as vale como se fosse 14, e é a carta mais alta do jogo.
O BOSS:
- Quando a carta sacada é a do Coringa, os personagens estão cara a cara com o final da Muertte. O mestre saca então, do deck da muertte, uma quantidade de cartas igual ao proximo nivel da Muertte (Um Boss é mais difícil que uma sala normal) alem de MAIS uma carta. Se os personagens vencerem, eles pegam as cartas da sala do Boss como espólio, mas deixam separadas das outras. Essas cartas são o Premio da Muertte, e vale mais que um espolio normal.
Enfrentando DUAS ou MAIS cartas ao mesmo tempo:
Nesse momento, os personagens precisam ver onde suas cartas se encaixam melhor, pois para vencer a sala, eles tem que ganhar de todas as cartas de sala na mesa.
Fiquei sem cartas! E agora?
Agora senta e observa. Seu personagem caiu em combate e está fora da luta. Mas não se preocupe, o jogo só é perdido se TODOS os personagens ficarem sem cartas. Assim, fique na mesa tomando um refri, e pode dar palpite para seus colegas.
Dificuldades:
cada nivel da Muertte tem sua dificuldade, iniciando em 1 ate 10. Cada nivel aumentado significa um aumento de valor das cartas da sala ou ate a adição de mais cartas!
Nivel 1: 1 carta (a carta da sala)
Nivel 2: Some 2 a carta da sala
Nivel 3: Some 4 a carta da sala
Nivel 4: Adicione mais uma carta! (total 2 por sala)
Nivel 5: Some 2 a uma das cartas da sala, (total 2 por sala)
Nivel 6: Some 4 a uma das cartas da sala, (total 2 por sala)
Nivel 7: Adicione mais uma carta! (total 3 por sala)
Nivel 8: Some 2 a uma das cartas da sala (total 3 por sala)
Nivel 9: Some 4 a uma das cartas da sala (total 3 por sala)
Nivel 10: QUAAAAATRO CARTAS POR SALA!
Espólios:
Ok, seus personagens entraram , foram ate o fim se batendo, xingando e jogando cartas na mesa! Pegaram seus espólios e estão saindo. O que eles ganham?
Cada carta vale ou um objeto ou dinheiro, de acordo com o naipe.
Itens de Espada são equipamentos
Ouros é dinheiro
Bastos são Itens de uso
Copas são Reliquias
O numero da carta, é quanto o item é valioso ou raro. Isso é refletido pelo Tier
2,3,4 - Tier 1 nivel abaixo do dos personagens
5,6,7,8,9,10 - Tier igual ao dos personagens
J,Q,K - Tier um nivel acima do dos personagens
A - Item especial.
Um item especial é algo raro, como uma alma, ou um equipamento encantado. Normalmente é de um tier maior que o do personagem e o Mestre tem criatuvidade para bolar. Se vire!
Espolios do Boss: Espolios do Boss valem sempre como se a carta fosse 4 numeros maior. (Todas as cartas). Cartas maiores que A (14), valem como se fossem de um tier superior e especial, e remova 13 do valor para achar o espolio (assim, se tiver um J+4 (15), ele vale como se fosse um item especial de tier igual ao do personagem (15-12 = 3 que é Tier menos 1)
Bem, acho que era isso. Qualquer duvida, clique aí e comente!
onde baixo a ficha de personagem do livro???
ResponderExcluirVocê pode encontrar a ficha no 4shared. Esse é o endereço:
ResponderExcluirhttp://www.4shared.com/document/0kedlobE/cffrpg_planilha.htm