sexta-feira, 24 de junho de 2011

Preview: Características da Persona.

Eu estava pensando "quando iria usar essa imagem". Bem, chegou a hora. (imagem do site nuklearpower.com, 8bit theatre)
Este sistema de RPG utiliza atributos (ataque, vitalidade, agilidade, magia e espírito) ligados diretamente as estatísticas do personagem (Hp, Mp, Ac, Def...). Elas indicam o quanto um personagem faz de dano, mas não o quanto ele é forte. Indicam o quanto ele acumula de poder mágico, mas não quanta força de vontade ele tem. Atributos não dizem se o personagem é inteligente ou não. Até agora, isso era deixado apenas para o jogador interpretar, do modo que ele achasse legal. 

Mas, se o jogador QUISER definir através de números a bravura, a beleza, a inteligência do personagem? - Vamos lá.


Este post chama-se características da persona por 2 motivos:

O primeiro, é que já temos atributos e estatisticas. Vamos colocar uma nova chave de variáveis do personagem. Características são um conjunto de 5, bem, características do personagem que vão definir um esboço da personalidade dele, através de números. Persona, porque eu roubei, digo, me baseei, da idéia do jogo de Ps2 persona 3/4, que tem caracteristicas parecidas, e porque persona é o personagem. 
A idéia principal das características é que elas, em conjunto com os atributos, definam a "base" do personagem, sendo os atributos para as partes de "combate" e as caracteristicas na parte de "interpretação" e as duas definindo amplitudes e limites nos talentos, técnicas e avanços.

São 5 Características:
- Bravura : A coragem do personagem e fé em si mesmo.
- Fé: A fé no destino, sorte, magia, religião, ou qualquer outra crença que naõ seja si mesmo.
- Educação: O estudo do personagem, inteligência, capacidade de gravar informações
- Diligência: A força de vontade de resistir uma tentação, de trabalhar duro e de aprender coisas fisicas
- Charme: O magnetismo pessoal, expressão e beleza do personagem;

Cada caracteristica vai de 0 a 20, quase como um atributo. Diferente dos atributos, um personagem inicia com 1 para gastar nas características, e a cada nível par, ao invés de um avanço, ele ganha 1 ponto que ele pode colocar na característica que quiser, e assim, selecionar um dos avanços daquela características.

hard to understand? vamos aos exemplos:

- Jin Kobaiashi, o Samurai de nivel 1 está escolhendo sua primeira caracteristica (os personagem iniciais ganham 1 caracteristica, mesmo sendo de nivel impar). Ele resolve escolher Bravura, afinal, ele é um bravo samurai. Jim tem Bravura 1 e 0 nas outras. Olhando os avanços iniciais de bravura, ele seleciona Destemido: Ganha +20 de HP.

Cada caracteristica terá 5 niveis de avanços, e garantindo que personagens que se esforçem para ter uma caracteristica mais alta em detrimento das outras, terá avanços mais poderosos que os iniciais.

Alêm disso, se for necessário um teste da Caracteristica, basta multiplicar a mesma por 6 para ter um valor base (Saito tem Bravura 14, então ele rola como se ela fosse 84) nos testes de 1d100+Carac x Dificuldade.

Por fim, as caracteristicas são usadas para ter uma base de interpretação. Cada nivel de avanço terá um ou mais "descritores" que dizem um pouco sobre o personagem. Deste modo, um personagem com Bravura 2 é meio covarde, e se ele tem Educação 15 ele é Professor.

até a proxima

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